Saxophone

Cursos (modalidade turma)

Composição (modalidades individual e turma)

 

            O curso de composição musical tem seu foco na análise, na criação e na escrita musical acústica, eletroacústica, eletrônica e CAC (Composição Auxiliada por Computador). O curso propicia o contato do aluno com as técnicas e modelos composicionais praticadas nos sécs. XX e XXI, munindo o aluno com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento e a realização de projetos composicionais próprios, individuais ou coletivos, visando a obtenção de autonomia pelo aluno neste processo. O aluno criará e realizará projetos composicionais que poderão ser inseridos ao seu portfolio composicional. O curso engloba a composição de maneira geral, podendo os conhecimentos obtidos ser aplicados sobre qualquer gênero ou estética musical.

 

 

 

Regência Coral ou Regência Orquestral (modalidades individual e turma)

 

            Os cursos de regência coral e de regência orquestral visam desenvolver no aluno os valores, a capacidade e autonomia na liderança, direção e regência de grupos musicais corais ou instrumentais. O curso tem foco sobre o apronfundamento analítico acerca do projeto composicional e a construção do gesto, da performance e do repertório; assim como a autonomia na prática dos fundamentos inerentes à práxis do regente contemporâneo.

 

 

 

Teoria Musical (modalidades individual e turma)

 

            O curso de teoria musical visa munir - de maneira integrada - o aluno com os fundamentos da linguagem e estruturação musical. Propicia ao aluno a obtenção dos conhecimentos necessários ao reconhecimento visual e auditivo e às habilidades de identificação, criação, reprodução e fragmentação de estruturas, elementos e fenômenos sonoro-musicais. Abrange o estudo sonoro, perceptivo e da notação musical em um contexto integrado, visando tornar o aluno apto ao aprofundamento dos estudos em disciplinas teóricas específicas.

 

 

 

Orquestração, instrumentação e arranjo (modalidades individual e turma)

 

            Este curso visa munir o aluno com conhecimento e as ferramentas fundamentais à escrita, transcrição e arranjo para orquestra, grupos de câmara, bandas e demais formações. Manter-se-á foco sobre o domínio da escrita para os instrumentos em âmbito individual e a relação e implicações da relações acústica e de escritura entre os diversos instrumentos da formação orquestral ou camerística. O curso engloba análises acústica, organológica, estética e escritural de obras de referência e exercícios de instrumentação, orquestração e arranjo para orquestra e grupos camerísticos de peças originalmente para piano, e vice versa.

 

 

 

Harmonia e contraponto (modalidades individual e turma)

 

            O curso de harmonia e contraponto visa desenvolver no aluno a autonomia e a proficiência no reconhecimento visual e auditivo, na criação, manipulação, reprodução e aplicação de estruturas – melódicas, harmônicas, tonais e modais – e fenômenos sonoro-musicais. O curso oferece contato com a análise e a criação de estruturas harmônicas, contrapontísticas e suas decorrências em espécies; assim como a evolução do pensamento contrapontístico e harmônico ao longo da história da música.

 

 

 

Análise Musical (modalidades individual e turma)

 

            O curso de análise musical tem enquanto objetivo munir o aluno com a autonomia e a habilidade de reconhecimento e identificação de estruturas melódicas, harmônicas, morfológicas e formas musicais. Este curso é desenvolvido de maneira a dialogar diretamente com os outros cursos oferecidos pelo Maestro Allan Christian. A análise musical é a base para o reconhecimento histórico e técnico do fenômeno musical, assim, se faz fundamental ao estudo de qualquer outro fundamento inerente ao pensamento musical.

 

 

 

Música dos sécs. XX e XXI (modalidades individual e turma)

            Este curso visa introduzir o aluno no universo da música contemporânea, tendo como ponto de partida o pós-romantismo e adentrando no séc. XX, Escola de Viena, Escola de Darmstadt/Köln, Escola de Nova York, o Jazz de demais manifestações musicais inerentes aos pensamentos do sécs. XX e XXI. O curso possui um caráter analítico e criativo, tendo o aluno a oportunidade tanto de “dissecar” as obras quanto criar projetos artístico-composicionais sob a orientação do Maestro Allan Christian.

Matricule-se aqui!