top of page

 

Novidades

 

16/12/2023 - O Maestro Allan Christian encerrou a sua trajetória na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-ECA-USP. O projeto inicial era passar um ano no Pós-Doutorado. Porém, em meio às oportunidades e convites que surgiram, foram quase quatro anos. Além da pesquisa que dirigiu e desenvolveu no Pós-doutorado, atuou também como Professor Doutor Colaborador na disciplina “Laboratório de Criação e Performance em Música Contemporânea”, como orientador de pesquisa e integrou as bancas de mais de 65 trabalhos dos 28°, 29° e 30° SIICUSP – “Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo”; apresentou trabalhos e publicou no livro do Congresso de Pós-Doutorado da USP, além de ter orientado e acompanhado o sucesso dos seus alunos nas apresentações e publicações nos congressos. O Maestro Allan Christian gostaria de agradecer publicamente a todos que tornaram possível o cumprimento desta etapa, em especial ao grande compositor e professor Dr. Silvio Ferraz Mello Filho pela confiança no seu trabalho, por todo os ensinamentos e por ter sido seu supervisor nesta longa jornada; e à sua esposa Monise Bertinotti Dias por todo o apoio e amor incondicional.

 

01/08/2023 - O Maestro Allan Christian parabeniza o seu aluno Maestro Bartolomeu Vaz Mendes pela conclusão do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Música com Especialização em Composição Musical pela Faculdade de Ciências e Educação do Caparaó-FACEC sob a orientação do Maestro Allan Christian. O Maestro Allan Christian atuou como orientador autônomo e orientou todo o processo de desenvolvimento da monografia de conclusão de curso do Maestro Bartolomeu Vaz - que resultou em um artigo que traz resultados preliminares concisos e que será oportunamente submetido aos veículos de divulgação científica. Esta pesquisa se mostrou bastante promissora e será proposta em nível de Mestrado nos processos seletivos de Pós-graduação Stricto Sensu – para os quais o Maestro Bartolomeu Vaz realiza processo de preparação e desenvolvimento do projeto sob a orientação do Maestro Allan Christian. Boa sorte ao Maestro Bartolomeu Vaz, na certeza de que outras grandes conquistas virão em breve!

 

15/06/2023 – O Maestro Allan Christian parabeniza a violinista e professora de música Dayane Akamini, que concluiu com êxito todas as atividades de pesquisa e teve o seu relatório final do Programa de Iniciação Científica “A construção da performance de Partita II de Silvio Ferraz a partir do diálogo com o compositor” aprovado pelo CPqI-ECA-USP. O projeto foi apresentado com êxito e recebeu excelente feedback no 30° SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. Dayane Akamini desenvolveu todas as atividades do programa sob a orientação do Maestro Allan Christian, e foi certificada pela Universidade de São Paulo. Segue abaixo o parecer final da banca de avaliação da ECA-USP acerca do Relatório Final da Dayane:

“Projeto: 2022-197

Parecer: Aprovado

Justificativa: A autora cumpriu corretamente as atividades propostas no projeto, e, no prazo determinado. Observo também que os resultados são coerentes com o nível da pesquisa, e que a exposição dos mesmos no relatório encontra-se bastante fundamentada em referências bibliográficas. É importante destacar ainda o trabalho analítico-investigativo da autora, que ao pesquisar os manuscritos de Silvio Ferraz pode abstrair ideias do processo composicional que eventualmente, junto com as informações obtidas de entrevistas com o compositor, possam contribuir para a performance. O relatório é bastante consistente, podendo até mesmo ser enviado oportunamente para publicação. E, por fim, resta dizer que a autora confirmou seus pressupostos iniciais, e ainda, agregou elementos que podem servir de base para a elaboração de um novo projeto de pesquisa.”

 

02/05/2023  - O Maestro Allan Christian teve seu artigo "Dicotomias entre a escrita e a escuta: apontamentos analíticos sobre duas distintas abordagens do primeiro movimento de Streichquartett no2 (1968) de György Ligeti" aceito pela banca de pareceristas e será incluído como capítulo no livro da "I Jornada de Pós-Doutorado da Escola de Comunicações e Artes-ECA-USP". Os dados acerca da publicação ainda não foram revelados pela instituição.

 

25/02/2023O Maestro Dr. Allan Christian Domingues Souza é convidado a palestrar e apresentar o seu trabalho  na área de neurociência da música na “10th International Conference on Brain Disorders and Therapeutics” que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de Maio em Praga, na República Tcheca. Além de uma imensa honraria, este convite é um ato de reconhecimento internacional do trabalho do Maestro Allan Christian nas áreas de música e neurociência da música.

      O Maestro Allan Christian busca patrocínio público ou privado para a realização desta empreitada. Quem tiver interesse em patrocinar a ida do Maestro Allan Christian ao evento, por gentileza, entre em contato clicando aqui.

      Segue abaixo a comunicação oficial do convite:

 “Dear Dr. Allan Christian,

       Greetings from Brain Disorders 2023!!

       It is our immense delight to announce that the “10th International Conference on Brain Disorders and Therapeutics” is scheduled to be held on May 11-13, 2023 in Prague, Czech Republic.

       Having been very inspired by your research work we take great pride to invite you to our conference Brain Disorder 2023 as a Speaker and are highly enthused to hear about your path-breaking research in the field of neurology and neuroscience.

       The Conference's regular session includes a Keynote Presentation, Oral Presentation, Poster Presentation, Workshops, Symposium, and a special session for supporting organizations and associations.

       Kindly refer to our official website for added information: Brain Disorder 2023 

       We genuinely express our eagerness to receive your positive response and we look forward to having you with us in Prague this year!

 Best regards,

Jenny Royce | Program Manager

Brain Disorder 2023”

 

05/10/2022 - Reportagem da imprensa da ECA-USP sobre a atuação internacional pioneira do Maestro Prof. Dr. Allan Christian Domingues Souza na area de neurociência da música. Clique aqui para ler a reportagem.

04/10/2022 - Orientanda do Maestro Allan Christian no Programa de Iniciação Científica do CPqI-ECA-USP, a violinista e graduanda em música Dayane Akamini apresentou com sucesso a sua pesquisa intitulada “A construção da performance de Partita II de Silvio Ferraz a partir do diálogo com o compositor” no 30° SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo-USP, obtendo elogios da banca. Além disso, Dayane teve o seu resumo aprovado tanto na versão em Língua Portuguesa quando na versão em Língua Inglesa para publicação no repositório digital do evento.

19/09/2022 - O Maestro Allan Christian é novamente convidado a integrar a banca avaliadora do SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo-USP, desta vez em sua 30° edição. Clique aqui para saber mais.

22-23/06/2022 – O Maestro Allan Christian apresentou o seu projeto "Micropolyphony as a hybrid technomorphic stylema from the threefold confluence: a delineation of the concept and praxis of the micropolyphony model" na I Jornada de Pós-Doutorado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP.

 

22/04/2022 - A convite do neurocientista Prof. Dr. Nicolau Agostinho Sambé, do Conselho Superior e do presidente da instituição, o Maestro Prof. Dr. Allan Christian Domingues Souza funda o “Departamento de Neurociência e Estudos da Mente-DNEM” do “Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde-ICBS” da Universidade Benhoblô, na Guiné-Bissau, assumindo as posições de Diretor e Coordenador do departamento.

18/04/2022 - Supervisionada pelo Maestro Allan Christian, a violinista e graduanda em música Dayane Akamini teve o seu projeto de Iniciação Científica aprovado pelo CPqI-ECA-USP e dará início à sua pesquisa intitulada “A construção da performance de Partita II de Silvio Ferraz a partir do diálogo com o compositor”, também sob a orientação do Maestro Allan Christian.

05/10/2021 - O Maestro Allan Christian integra a banca avaliadora do 29° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo-USP. Clique aqui para assistir ao video no canal oficial da ECA-USP no Youtube.

07/10/2021 - O Maestro Allan Christian integra a banca avaliadora do 29° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo-USP. Clique aqui para assistir ao video no canal oficial da ECA-USP no Youtube.

06/10/2021 - O Maestro Allan Christian integra a banca avaliadora do 29° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo-USP. Clique aqui para assistir ao video no canal oficial da ECA-USP no Youtube.

20/12/2020 – Destacado músico, filósofo e aluno do Maestro Allan Christian, o Prof. Ms. Pablo de Morais é aprovado em todas as etapas do concurso de seleção para o programa de Doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-FFLCH-USP. Seu projeto intitulado “A filosofia do espírito subjetivo de G. W. F. Hegel: uma delineação do desenvolvimento do percurso da atividade do conceito na Antropologia, na Fenomenologia do Espírito e na Psicologia” foi inteiramente desenvolvido sob supervisão do Maestro Allan Christian e está em andamento na FFLCH-USP sob a orientação do Prof. Dr. Oliver Tolle.

23/10/2020 - Maestro Allan Christian integra a banca avaliadora do 28° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo-USP. Clique aqui para assistir ao video no canal oficial da ECA-USP no Youtube.

21/10/2020 - Maestro Allan Christian integra a banca avaliadora do 28° SIICUSP - Simpósio Inernacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo-USP. Clique aqui para assistir ao video no canal oficial da ECA-USP no Youtube.

20/12/2019 – O Maestro Prof. Dr. Allan Christian Domingues Souza teve seu projeto "Micropolyphony as a hybrid technomorphic stylema from the threefold confluence: a delineation of the concept and praxis of the micropolyphony model" aprovado pela banca avaliadora da Comissão da Pesquisa e Inovação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo CPqI-ECA-USP, e deu início ao seu Pós-Doutorado sob a supervisão do compositor e docente Prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho nesta instituição. Desde então, o Maestro Allan Christian realiza e orienta pesquisa científica, projetos artísticos, além de lecionar junto aos programas da ECA-USP. Clique aqui para saber mais.

 

07/09/2019 – Para dar continuidade à sua pesquisa original acerca do modelo micropolifônico desenvolvida em seu pós-doutorado na ECA-USP, o Maestro Allan Christian obtém autorização de acesso à coleção de manuscritos de György Ligeti na Paul Sacher Stiftung, Basiléia, Suíça.

 

29/03/2019 – O Maestro Allan Christian realizou com êxito o seu exame de defesa da sua tese de doutorado intitulada "A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido", tendo sido aprovado por unanimidade pela banca avaliadora e receberá o título de Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”-UNESP. A banca avaliadora foi composta pelos docentes Prof. Dra. Graziela Bortz (orientadora), Profa. Dra. Lia Vera Tomás, Prof. Dr. Achille Guido Picchi, Prof. Dr. Celso Antonio Mojola e Prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho. Clique aqui para acessar a Tese de Doutorado do Maestro Prof. Dr. Allan Christian Domingues Souza.

 

20/07/2018 - Aluno do Maestro Allan Christian, Pablo de Morais é aprovado por unanimidade pela banca avaliadora na defesa da sua dissertação pelo programa de Mestrado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-ECA-USP e obtém o título de Mestre em Música. Seu projeto intitulado “A música em Hegel e Hanslick: transição de uma estética musical do conteúdo para uma estética musical da forma” foi inteiramente desenvolvido sob supervisão do Maestro Allan Christian e foi realizado na ECA-USP sob a orientação do Prof. Dr. Mario Rodrigues Videira Junior. Clique aqui para obter acesso à dissertação de mestrado do Pablo de Morais.

23/12/2015 - Aluno do Maestro Allan Christian, Pablo de Morais é aprovado em todas as etapas do concurso de seleção para o programa de Mestrado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-ECA-USP. Seu projeto intitulado “A música em Hegel e Hanslick: transição de uma estética musical do conteúdo para uma estética musical da forma” foi inteiramente desenvolvido sob supervisão do Maestro Allan Christian e será realizado na ECA-USP sob a orientação do Prof. Dr. Mario Rodrigues Videira Junior.

 

12/12/2014 - O Maestro Allan Christian é aprovado em todas as etapas do concurso de seleção para o programa de Doutorado em Música pelo Instituto de Artes da Universidade estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”-UNESP. Seu projeto intitulado “A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” será realizado sob a orientação da Profa. Dra. Graziela Bortz.. Clique aqui para acessar a Tese de Doutorado do Maestro Prof. Dr. Allan Christian Domingues Souza.

 

31/05/2014 - O Maestro Allan Christian realizou com êxito o seu exame de defesa da sua dissertação de mestrado intitulada “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)”, tendo sido aprovado por unanimidade pela banca avaliadora e recebe o título de Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”-UNESP. A banca avaliadora foi composta pelos docentes Marcos Fernandes Pupo Nogueira (orientador), Prof. Dra. Graziela Bortz e Prof. Dr. Celso Antonio Mojola. Clique aqui para obter acesso à dissertação de mestrado do Maestro Allan Christian.

01/02/2012 – A convite da Coordenação do curso de Licenciatura em Música, o Maestro Prof. Especialista Allan Christian Domingues Souza passa a integrar o corpo docente da Faculdade de São Paulo-UNIESP, onde atua também como regente do coro acadêmico da instituição.

07/12/2011 - O Maestro Allan Christian é aprovado em todas as etapas do concurso de seleção para o programa de Mestrado em Música pelo Instituto de Artes da Universidade estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”-UNESP. Seu projeto intitulado “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” será realizado sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Fernandes Pupo Nogueira. Clique aqui para obter acesso à dissertação de mestrado do Maestro Allan Christian. Clique aqui para obter acesso à dissertação de mestrado do Maestro Allan Christian.

06/03/2011 – A convite do Diretor Artístico da Fundação Coral da Cidade de São Paulo Luciano Camargo, o Maestro Allan Christian assume o posto de Regente Associado da Orquestra Acadêmica de São Paulo e do Coral da Cidade de São Paulo.

bottom of page